Economia
Notícias
21/10/2022

Vendas de imóveis de médio e alto padrão disparam em 2022

As vendas de imóveis de médio e alto padrão cresceram 145,3% em 2022. É o que mostra um levantamento realizado com 18 empresas associadas à ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

De acordo com a pesquisa, nos primeiros cinco meses de 2022 foram comercializadas 19.620 unidades a mais em comparação com o mesmo período do ano passado. Para se ter uma ideia, este índice representou 18% no número de ativos imobiliários vendidos em todo país no primeiro semestre deste ano.

A pesquisa, divulgada no segundo semestre deste ano, alerta que a leitura dos indicadores apresentados colabora para avalizar a resiliência do segmento de incorporação, a despeito dos desafios do cenário macroeconômico e do período pós pandemia. 

O crescimento reflete diretamente no setor de lojas de material de construção. Para Mauro Cardoso, empresário dono de um grupo do ramo, os clientes têm dois motivos principais para terem comprado tantos imóveis assim no período pós-pandemia. “Uma das razões para a alta procura desse tipo de imóvel é a oportunidade de investimento, historicamente de baixo risco. Outro ponto, sem dúvida, foi a busca por casas com ótimas áreas de lazer, já que esse espaço se tornou o principal ponto de encontro dos amigos depois da pandemia”, afirma. Mauro destaca também que a curto prazo muitos desses compradores apostam na rentabilidade da locação dos imóveis. “A localização privilegiada, arquitetura e infraestrutura diferenciada, opções de lazer sem sair de casa e, claro, a segurança, fazem com que o valor do aluguel suba de patamar, gerando consequentemente o retorno financeiro ao proprietário do imóvel”, diz Cardoso.

Não são somente imóveis já construídos que passam por um bom momento. Com o aquecimento do mercado, Segundo a pesquisa, o número de lançamentos imobiliários do segmento de médio e alto padrão também apresentou alta: 12,9% em relação ao mesmo período de 2021.

Consequentemente, o setor mobiliário também registra aumento na produção. As exportações de móveis do pólo moveleiro de São Bento do Sul, que inclui Campo Alegre e Rio Negrinho, registraram crescimento de 10% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram exportados US$ 95,31 milhões pelas indústrias dos três municípios, o que representa 26% dos móveis exportados pelo país. O levantamento é do Observatório FIESC – Federação das Indústrias de Santa Catarina.

E acompanhando estes fatos, acontece entre 10 e 13 de novembro de 2022, a 36ª Feistock - Feira de Móveis e Decoração, em São Bento do Sul, considerada nacionalmente a Capital dos Móveis. Desde 2004, a feira caracteriza-se por ser uma feira diferenciada, direcionada ao consumidor final, onde durante todos esses anos tem trazido resultados importantes aos expositores, com alto índice de participação e satisfação.

SERVIÇO

O quê: 36ª Feistock - Feira de Móveis e Decoração
Quando: 10 a 13 de novembro de 2022 - 10h às 20h.
Onde: Promosul - Travessa Francisco Soehtje, nº 320 – Bairro Brasília - São Bento do Sul(SC)
Realização: TBS Feiras & Eventos | www.feistock.com.br 

ANTERIOR

PRÓXIMA

DESEJO RECEBER NOVIDADES DA FEISTOCK POR E-MAIL

Cidade*

MÍDIAS SOCIAIS

Location icon

FEISTOCK

Travessa Francisco Soehtje, nº 320
CEP 89.282-620
Bairro Brasília – São Bento do Sul – SC
Location icon

TBS FEIRAS & EVENTOS

Rua Antonio Kaesemodel, nº 360
Sala 104, Bairro Boehmerwald
São Bento do Sul - Santa Catarina
Realização:
Tbs Logo
Apoio institucional:
Infinity Logo
Joinville Logo
Acisbs Logo
Cdl Logo
São Bento do Sul Logo
Feistock © 2023 TBS Feiras. Todos os direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao acessar, você concorda com nossa Política de Privacidade!