Feistock adia feira em junho e passa a integrar ação estadual de evento-teste

Nesta semana, 31 de maio, a organização da Feistock, a TBS Feiras e Eventos, anunciou o adiamento da Feira de Móveis e Decoração, marcada para o período de 10 a 13 de junho, e a participação na ação do Governo de Santa Catarina na programação de eventos-testes no Estado. Segundo o sócio-diretor Jonathan Roger Linzmeyer, o adiamento se deu após uma longa jornada de reuniões, conversas, pesquisas e audiências. A nova data da 33ª Feistock deve ser definida nos próximos dias, pois a organização pretende manter o calendário de duas edições neste ano.

Já anunciado pelo Comitê Estadual, a Feistock foi escolhida, juntamente com eventos de outros setores, como feira teste em Santa Catarina, com o objetivo de mostrar que a retomada é possível, independente da bandeira e mapa de risco. “A Feistock, única feira realizada em 2020 no Brasil, já provou que a retomada com segurança é possível”, frisou Jonathan. 

Ele informou ainda, em comunicado aos expositores, que a decisão de adiamento foi tomada por fatores como aumento de casos de Covid-19 no Estado e em São Bento do Sul; falta de vagas nas UTIs dos hospitais região; a impossibilidade de atendimento de emergência para qualquer ocorrência que venha acontecer no evento ou no entorno devido à falta de ambulâncias e de atendimento hospitalar de emergência; pedido de sensibilidade por parte da Prefeitura pelo adiamento; demora na decisão do Estado em liberar o evento como teste o que dificultou o investimento em divulgação. 

Para Marco Aurélio Floriani, presidente da Federação dos Convention & Visitors Bureau de Santa Catarina e da Câmara de Turismo da Fecomércio, as entidades estão trabalhando muito para uma retomada segura do setor de eventos. “A cada semana novas reuniões estão acontecendo entre as organizações do setor do Estado, Santur e Secretaria de Estado da Saúde, com a participação do Senac, Universidade Federal de Santa Catarina e Ministério Público. A intenção é realizar quatro eventos-testes, sendo uma feira de negócios, que é a Feistock em São Bento do Sul, um evento cultural, um evento social e um congresso” contou. Segundo Floriani, a Santur também está trabalhando na implantação de um sistema de rastreabilidade de eventos, em conjunto com a secretaria de Saúde. Desta forma, os eventos que aderirem aos protocolos e ao sistema de rastreabilidade receberão o selo Evento Seguro SC.
Foto: Edição da Feistock em novembro de 2020


Fabiane Pickusch Costa
Jornalista MTB 02447 JP